Blog

Nestlé, Samsung, Adidas e Nike são marcas mais desejadas pela Classe C

As marcas Nestlé, Samsung, Adidas e Nike – empatadas no terceiro lugar – são as mais desejadas pelos consumidores da Classe C. Elas obtiveram médias de aprovação de 4,1%, 3,9% e 3,7%. Um estudo “Top of C” realizado pelo Data Popular ouviu 22 mil pessoas da chamada nova classe média em 153 cidades e identificou as empresas preferidas por este grupo. No ranking geral, os consumidores elegeram como marcas mais relevantes e confiáveis aquelas que se enquadram nas categorias alimentos, informática, automóveis, eletrônicos e celulares.

Entre os homens, Adidas, Nike e Samsung estão entre as preferidas com 5,8%, 5,1% e 4,9%, respectivamente. As mulheres elegeram Nestlé, O Boticário e Hering com 6,3%, 4,2% e 3,1%. Quase metade dos entrevistados (46%), no entanto, afirmou não ter sido conquistado por nenhuma marca. Ainda assim, 84% deles afirmam serem fiéis às empresas.  Conheça abaixo o ranking:

Automóvel
Fiat – 21,2%
Volkswagen – 18,8%
Chevrolet – 15,7%

Alimentos
Nestlé – 32,3%
Sadia – 27,2%
Perdigão – 3,9%

Bebidas Alcoólicas
Skol – 27,1%
Brahma – 14,8%
Antarctica – 8,3%

Bebidas não-alcoólicas
Coca-Cola – 48,8%
Del Valle – 6,9%
Antarctica – 6,4%

Calçados
Nike – 9,2%
Adidas – 6,9%
Ramarim – 6,8%

Higiene Pessoal
Dove – 14,5%
Colgate – 11,4%
Johnson & Johnson – 8,2%

Material de limpeza
Veja – 28,1%
Omo – 21,7%
Bombril – 13,1%

Roupas
Hering – 12%
Adidas – 3,2%
Colcci – 3,2%

Cosméticos
Natura – 35,1%
O Boticário – 18,9%
Avon – 18,5%

Informática
HP – 18,1%
Dell – 17%
Samsung – 13,3%

Eletroeletrônicos
Samsung – 20,2%
Brastemp – 17,7%
LG – 12,4%

Bancos
Banco do Brasil – 25,8%
Itaú – 23,9%
Caixa Econômica Federal – 18,8%

Cartões de crédito
Visa – 50,9%
Mastercard – 24,1%
Itaucard – 4,4%

Companhias aéreas
Tam – 50%
Gol – 34,8%
Azul – 6,9%

Telefonia Móvel
Tim – 29,3%
Vivo – 28,8%
Oi – 19,8%

Varejo de moda
C&A – 15,4%
Renner – 13,2%
Riachuelo – 10,4%

Varejo de eletroeletrônicos
Casas Bahia – 10%
Lojas Americanas/Ponto Frio – 6,9%
Magazine Luiza – 6,8%

*Por Bruno Garcia. Esta matéria foi publicada originalmente no portal Mundo do Marketing, e agora no Com:Atitude de acordo com parceria que os dois portais mantêm.

Itaú promove causa da paz no trânsito

O Itaú segue firme com o propósito de incentivar o uso de bicicletas. Depois dos projetos de aluguel de bicicletas “Bike Rio” e “Bike Sampa”, e da ação promocional realizada no Instagram (Veja aqui), agora foi a vez de comemorar o Dia do Ciclista (23/08).

O Banco desenvolveu uma ação de marketing promocional nas redes sociais para conscientizar os motoristas e também para incentivar o uso das magrelas como meio de transporte.

Na página especial do Itaú no Facebook, o usuário pôde escolher entre cinco modelos de adesivos que incentivam o uso da bicicleta, e, também, que propõe uma convivência pacífica entre motoristas e ciclistas.

 Esta reportagem foi publicada originalmente no Promoview, e agora no Com:Atitude, de acordo com parceria que os dois portais mantêm

Stella Artois promove ativação no Festival de Gramado

A Stella Artois, marca de cerveja belga da AmBev, renova seu apoio aos principais festivais cinematográficosdo mundo e é parceira da 40ª edição doFestival de Cinema de Gramado, que acontece até 18/08, na cidade gaúcha.

Para o evento, a marca vai realizar uma série de ações promocionais que devem agradar aos cinéfilos, turistas e moradores da cidade. Entre as iniciativas, está o “Bar Lounge de Stella Artois”, localizado no Palácio de Exibições.

Quem for acompanhar os filmes da mostra pode apreciar o espaço montado na sala de exibições. No local, o público vai ter a oportunidade de degustar a bebida criada em 1366 e conhecer um pouco mais de sua história.

Com um ar bem cosmopolita, a Rua Coberta é um dos pontos mais charmosos de Gramado e para movimentar ainda mais o local, a marca criou o “Stella Artois Winter Lounge”. O público poderá tirar fotos em um backdrop com a réplica de um kikito feito em bronze na mão.

Durante os finais de semana do Festival de Cinema, cinco carros do Museu Super Carros de Gramado, entre eles Ferrari Spider, Hummer e Mustang GT Premium, circularão pela cidade, remetendo o público ao clima “Hollywoodiano”.

Considerado o evento mais elegante do Festival de Cinema de Gramado, a Feijoada Austral Stella Artois volta a acontecer no Hotel Laje de Pedra, em Canela. O evento, que acontece no dia 18/08, deve receber artistas e convidados do festival. Para o evento, a marca terá bares espalhados, além de alguns artistas para entreter e divertir o público.

Ao cair da tarde, o evento se transforma em uma Sunset Party, reunindo o público mais seleto do Brasil. A marca também vai patrocinar as festas Hed KandiPosh by Kiss & Fly ePink Elephant, que vão acontecer na Casa Branca.

A marca também firmou parceria com a montadora Kia para oferecer transporte aos convidados do evento. O serviço de shuttle será previamente agendado pelos conciergesde Stella Artois, que vão estar em pontos estratégicos da cidade, indicando as melhores opções da gastronomia local.

 Esta reportagem foi publicada originalmente no Promoview, e agora no Com:Atitude, de acordo com parceria que os dois portais mantêm

Redecard incentiva esporte radical

Em apoio ao esporte, a Redecard patrocinará a estreia da Megarampa – evento que vai trazer a maior rampa do mundo para prática de skate e esportes radicais –, no Rio de Janeiro, e espera reunir cerca de 20 mil pessoas durante os dois dias de competição e apresentações.

Após três anos em São Paulo, a competição acontecerá pela primeira vez na cidade carioca, entre 25 e 26/08. Na Praça da Apoteose (Sambódromo), o premiado skatista brasileiro Bob Burnquist e alguns dos melhores profissionais do mundo vão enfrentar o desafio de 30 metros de altura por 100 de comprimento.

A Redecard que este ano já apoiou outros eventos esportivos no Rio de Janeiro, como o Mundial de Futevôlei, é a credenciadora oficial da Megarampa nos pontos de venda.

 Esta reportagem foi publicada originalmente no Promoview, e agora no Com:Atitude, de acordo com parceria que os dois portais mantêm.

Johnson & Johnson trabalha pela primeira vez marca institucional

A Johnson & Johnson trabalha pela primeira vez em 80 anos a sua marca institucional e a estreia será feita hoje, durante a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O trabalho faz parte das ações da companhia focadas na Copa do Mundo de 2014, da qual é patrocinadora.

A estratégia traz o posicionamento “Carinho inspira Carinho” e envolve as quatro divisões de negócios da empresa: Johnson & Johnson Produtos de Consumo, Janssen (Farmacêutica), Johnson & Johnson Medical Brasil (Aparelhos Médicos e Diagnósticos) e Vision Care (Lentes de Contato). Com o conceito, a Johnson & Johnson pretende ampliar os seus valores e sensibilizar as pessoas a aderirem ao movimento de inspiração e cuidado. O trabalho tem a assinatura da JWT.

*Por Leticia Muniz. Esta matéria foi publicada originalmente no portal Mundo do Marketing, e agora no Com:Atitude de acordo com parceria que os dois portais mantêm.

Coca-Cola realiza maior ativação de todos os tempos

Com o início dos Jogos Olímpicos Londres 2012, a Coca-Cola intensifica seus esforços para promover sua maior ativação de todos os tempos para o maior evento esportivo do mundo.

Nunca, durante a parceria olímpica de 84 anos, a marca buscou o ouro emmarketing numa campanha cujo centro são os adolescentes. “Move to the Beat” (Entre no Ritmo), que está sendo expandida para mais de 100 países em todo o mundo, inclui:

Sebastiao Santos, Eduarda Cristina, Rene Silva e Marcos Andre (Foto: Emiliano Capozoli).

- Revezamento da Tocha Olímpica: Foi dada a 1.300 “Chamas Futuras” inspiradoras a oportunidade única de carregar a Chama Olímpica. Durante o Revezamento da Tocha Olímpica, as “Chamas Futuras da Coca-Cola” viajaram por todo o país, uma vez que o revezamento cobriu oito mil milhas do Reino Unido.

- Campanha de Marketing Integrado: A campanha global de marketing integrado para a Coca-Cola se destina a trazer os adolescentes para mais perto dos Jogos Olímpicos e dos esportes em geral.  Aproveitando a paixão deles pela música, a campanha funde o ritmo de Londres ao esporte olímpico para conectá-los a Londres 2012.

- Hino Global, Documentário e Mídia Tradicional: A Coca-Cola se juntou ao produtor Mark Ronson e a Katy B para gravar o hino da campanha, “Anywhere in the World” (Em Qualquer Lugar do Mundo). Ronson passou quatro meses viajando pelo mundo para capturar os sons de cinco atletas – observando seu regime de treinamento e gravando os sons de seus esportes de maneiras ímpares e não-convencionais para usar na trilha.

O processo criativo de Ronson foi capturado num documentário de longa metragem que está sendo exibido em todo o mundo. Um comercial de TV apresentando o hino também está sendo apresentado globalmente.

 Esta reportagem foi publicada originalmente no Promoview, e agora no Com:Atitude, de acordo com parceria que os dois portais mantêm.

Olimpíadas 2012: como as patrocinadoras ativarão suas marcas

Aumentar as vendas, reforçar a marca e estreitar o relacionamento com os consumidores são os principais objetivos das empresas que se associam às Olimpíadas. Patrocinadores como Coca-Cola, P&G, Nissan e McDonald’s desenvolveram ações para o torneio. Outras marcas como Dow, GE, Panasonic e Visa também estarão presentes em Londres para se aproximarem do seu target por meio do esporte.

Parceira do Comitê Olímpico até 2020, a P&G trabalhará estratégias de ativação com suas marcas e, pela primeira vez, com sua identidade corporativa, por meio da ação “Obrigado, Mãe!”. O trabalho é inspirado no feito pela P&G norte-americana para os Jogos de Inverno de 2010, que representou para a companhia um aumento no faturamento de US$ 100 milhões.

A ação levará as mães de atletas olímpicos para assistirem às competições dos filhos e, em Londres, elas ficarão hospedadas na Casa P&G, que contará com espaços de ativação de diferentes marcas da empresa global. “A P&G de cada país levará as mães dos seus atletas e todas elas passarão por essa casa. Lá, haverá o salão de beleza de Wella, lavanderia de Ariel, sala de Pampers. Cada local será um espaço de ativação de uma marca”, explica Gabriela Onofre, Diretora de Assuntos Corporativos da P&G, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A ideia é que as mães dos atletas participem da abertura do mundial e possam também assistir ao maior número possível de competições dos filhos. A companhia busca associar sua marca corporativa a valores como afeto, cuidado e carinho. Além da imagem institucional, a P&G também preparou ações para suas submarcas, como Gillette, Pampers, Head and Shoulders, Ariel e Pantene.

“O que queremos mostrar é que, se a vida de mãe já é complicada, a de mãe de atleta é mais ainda e elas quase nunca têm a oportunidade de ver os filhos jogando, a não ser pela televisão”, diz Gabriela. Uma das iniciativas da companhia foi a montagem de uma lavanderia de Ariel no Crystal Palace, centro de treinamento dos atletas brasileiros, além de ativações com a marca Gillette, que levará internautas para assistirem aos jogos.

Foco já em 2016
A Nissan também estará presente com stands no Crystal Palace. A montadora fará o transporte das equipes dos alojamentos até os locais das competições e, para isso, disponibilizou carros que privilegiam a utilização da energia limpa. Junto com internautas, a marca escolheu dois blogueiros que acompanharão os Jogos Olímpicos de perto e farão a transmissão para o público. “A ideia é que cada um deles transmita aquilo o que está vendo do seu jeito, com um olhar diferente. Eles farão a cobertura das Olimpíadas, mas não da forma que as pessoas estão acostumadas. Cada um dará a sua visão”, explica Carlos Murilo Moreno, Diretor de Marketing da Nissan.

No Brasil, a Nissan busca aproximação com o consumidor por meio do esporte e já pensa nas Olimpíadas de 2016 para reforçar este relacionamento e atingir o objetivo de passar de 1% de participação no mercado nacional para 4% até 2014. A companhia apresentou recentemente o projeto “Time Nissan”, que preparará, a partir deste ano, 30 atletas olímpicos e paralímpicos para disputarem os próximos Jogos Olímpicos, realizados no país em 2016.

“A Nissan entrará com o suporte financeiro para que esses atletas possam treinar e comprar seus equipamentos, além da doação de veículos para que eles possam se locomover. Nosso objetivo é dar um apoio a mais para que eles se preparem para as competições. A Nissan é uma marca nova no Brasil e esse tipo de ação é fundamental para a construção da imagem”, acredita Moreno.

Ações sociais
Outra marca que aproveita o patrocínio ao evento e investe no Marketing voltado para os Jogos Olímpicos de Londres é a Samsung. Uma das principais ações está sendo realizada por meio do aplicativo Samsung Hope Relay, que, depois de baixado no smartphone, monitora as corridas do usuário e converte em doações em dinheiro para o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima. Cada quilômetro percorrido significa R$ 1,00 para a entidade fundada pelo ex-corredor e que atende jovens atletas carentes.

No último domingo, dia 22, a empresa promoveu a Samsung Hope Relay 10K, corrida na região do Vale do Anhangabaú, em São Paulo, e reuniu cerca de 3.500 pessoas. Durante o evento, os participantes foram estimulados a baixarem o aplicativo. No local foram montados espaços para experiências com os produtos, como o Galaxy Note, a Smart Tv e artigos da linha branca.

A empresa fará ações de ativação de marca em Londres, durante as competições. O principal foco é a linha de telecom e serão disponibilizados em shoppings e nas ruas stands chamados de Samsung Cubes, cubos espelhados que farão a exposição dos produtos. “Nosso objetivo com as Olimpíadas é promover a marca por meio do conceito emocional. A Samsung ocupa hoje a 17ª posição no ranking da Interbrands (Melhores Marcas Globais) e pretende continuar subindo. O objetivo é inspirar talentos e é isso que as Olimpíadas fazem”, conta Herbert Gris, Diretor de Brand da Samsung, em entrevista ao Portal.

Público Jovem
Patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos desde 1928, a Coca-Cola também vem desenvolvendo uma série de ações de ativação de marca para o evento. Com foco no público adolescente, a empresa criou o “som na tampa”, que permite que as imagens das tampinhas das garrafas sejam reconhecidas no site da marca por meio da webcam. Cada uma delas representa um som e todos podem ser unidos e transformados em música no formato MP3 para ser baixada ou compartilhada nas redes sociais. Foram criadas ainda ações de ponto de venda, com brindes alusivos aos Jogos, como a volta dos ioiôs em quatro versões e modelos de copos com o tema das Olimpíadas.

A marca também fechou parceria com o McDonald’s, outro patrocinador da competição. Na compra de uma McOferta (sanduíche, acompanhamento e refrigerante do portfolio Coca-Cola) e um McFlurry no mesmo cupom fiscal, o consumidor recebe um copo Olímpico com o formato contour de Coca-Cola e que vem com pulseiras coloridas em referência às cores dos aros olímpicos.

As embalagens de Coca-Cola Regular e Coca-Cola Zero nas versões lata 350 ml e pet 600 ml foram reformuladas para o evento de Londres, ganhando as cores amarelo, azul, verde e preto.

Ações para atletas
A Coca-Cola também ativará a marca de isotônicos Powerade durante os torneios. A bebida será servida aos mais de 10 mil atletas de 26 modalidades esportivas nos centros de treinamento e durante as competições. A marca montou um centro de hidratação e relaxamento inspirado nos pubs Olímpicos. O espaço conta com um bar, televisão, computadores e tablets para o entretenimento dos atletas.

Durante as competições serão apresentadas duas novas versões do produto: Pro Hydratation e Pro Recovery, a primeira para hidratar e a outra para recuperação após os exercícios. Os atletas receberão squeezes da marca, que poderão ser personalizadas com pulseiras coloridas formando a cor do país, mensagens ou os nomes, para que identifiquem sua garrafa durante todo o período em que estiverem na Vila Olímpica.

Cinco dos 10 jovens atletas que fazem parte do Powerade Team, time acompanhado pela marca, serão levados até Londres e receberão dicas dos grandes treinadores mundiais. “Será uma oportunidade para que esses atletas estejam mais perto do clima das Olimpíadas, recebendo informações de profissionais de ponta, além de conhecerem Londres. O que buscamos é aproveitar toda a credibilidade que essa parceria com os Jogos Olímpicos pode oferecer para a marca”, afirma Anne Zehoul, Gerente de Marketing de Hidratação da Coca-Cola, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Maior Restaurante do Mundo
Junto com a Coca-Cola, o McDonalds está entre as marcas consideradas mais controversas pelos britânicos quando o assunto é a associação ao esporte, vida saudável e Jogos Olímpicos, segundo um estudo feito pela Interbrands Marketing e divulgado pelo jornal The Sun. Com o objetivo de mostrar seu comprometimento com a saúde, a rede de fast food promoveu o desafio culinário Champions of Food, que estimulou crianças de quatro países, incluindo o Brasil, a desenvolverem receitas inovadoras incluindo frutas, legumes e verduras. O criador do melhor prato recebeu como prêmio uma viagem a Londres, com pais ou responsáveis, para acompanhar as competições

O McDonald’s é patrocinador dos Jogos Olímpicos desde 1976 e, em Londres, terá o restaurante oficial com o maior espaço da rede no mundo, mais de três mil metros quadrados, usando mobiliário feito a partir de materiais recicláveis.

A rede levará ainda 200 crianças e adolescentes de todo o mundo para acompanhar a 30ª edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, por meio do concurso cultural “Viver o Espírito Olímpico”. Foram selecionados cinco participantes, com idade entre oito e 14 anos.

*Por Leticia Muniz. Esta matéria foi publicada originalmente no portal Mundo do Marketing, e agora no Com:Atitude de acordo com parceria que os dois portais mantêm.

adidas e Ajax surpreendem fãs na Holanda

Adidas e o clube de futebol holandês Ajax, fizeram uma criativa ação promocional surpreendendo os torcedores. Uma série de falsos provadores foi instalada no interior da loja do clube “Ajax Experience” em Amesterdam. Os fãs que iam experimentar o novo uniforme acabavam vendo um “pouco” mais do esperado.

Quando os torcedores terminavam de vestir a camisa, o espelho do provador se abria dando acesso surpresa direto para uma sala onde jogadores do Ajax observavam e comemoravam o fato.

O torcedor acabava entrando para uma grande festa dentro da própria loja. Entre os jogadores, estavam Vurnon Anita, Kolbeinn Sigthorsson, Daley Blind, Jasper Cillessen, o capitão da equipe Siem de Jong e jogadoras do time feminino, Leonne Stentler e Babiche Roof.

A ação de marketing promocional da Adidas e Ajax, apesar de invasiva e dando um susto em alguns clientes, certamente marcou os torcedores presentes. Veja no vídeo abaixo:

 Esta reportagem foi publicada originalmente no Promoview, e agora no Com:Atitude, de acordo com parceria que os dois portais mantêm.

Samsung Hope Relay 10K alinha esporte e compromisso social

A Samsung, reconhecida por apoiar corridas de rua no Brasil, promove a “Samsung Hope Relay 10K”, iniciativa global da marca e que faz parte das ações relacionadas aos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Entre as novidades previstas para a prova, figuram a possibilidade de correr em dupla e, por meio do aplicativo Samsung Hope Relay, doar R$ 1,00 a cada quilômetro percorrido para o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, entidade fundada pelo ex-corredor e medalhista olímpico, que será o “padrinho” da competição. O evento acontece em 22 de julho na região do Vale do Anhangabaú e as inscrições já estão abertas.

“Patrocinar atividades esportivas está no DNA da Samsung. Estamos muito satisfeitos por conseguir organizar uma corrida que também tem foco social. Além disso, a possibilidade de apoiar um instituto fundado por um atleta, o Vanderlei Cordeiro de Lima, irá reforçar ainda mais a nossa iniciativa. Dessa forma, incentivamos o engajamento dos atuais e futuros corredores”, diz Herbert Gris, diretor de Branding da Samsung.

O aplicativo Samsung Hope Relay foi desenvolvido para que os corredores interajam com a Samsung e ajudem uma instituição. Para participar da doação o usuário deve baixar o aplicativo Hope Relay, disponível na Play Store e no site www.samsung.com.br/hoperelay. A cada quilômetro percorrido, o usuário gera a doação de R$ 1,00 que é feita pela Samsung ao Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima. Além disso, o participante pode criar um avatar com sua foto, conduzindo a Tocha Olímpica, e dividir com os amigos nas redes sociais.

A prova tem largada prevista para 8 horas e poderá ser percorrida individualmente ou em duplas e tem as distâncias de 5K e 10K. A inscrição deverá ser feita no site www.corpore.com.br e os valores são R$ 65,00 (para associados Corpore) e R$ 80,00 (não associados).

Pagina 3 de 23123451020...Última »