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PepsiCo associa-se a empreendedorismo e inovação para potencializar marcas

Comumente conectado às áreas social, ambiental, cultural, de entretenimento e comportamento, o campo da atitude de marca auxilia empresas, bem como respectivos produtos e serviços, a tangibilizarem seus propósitos, posicionamentos e atributos por meio de associações a causas e conteúdos que façam sentido socialmente e, também, para os negócios que representam. O Brasil, particularmente, tem…

A importância do engajamento interno para a atitude de marca

O pesquisador francês Jean-Noël Kapferer é apenas um dos diversos teóricos responsáveis por tecer alertas sobre a relevância da marca corporativa dentro do processo estratégico nas corporações. Um cenário de crescente transparência, rapidez, conexão e complexidade exige das empresas não apenas uma comunicação eficaz, mas um comportamento capaz de manter unidos, de forma permanente, discurso…

II Seminário Aberje de Gestão Cultural debate atitudes no campo da economia criativa

A profusão de discussões em torno do conceito de Economia Criativa foi o mote para o II Seminário Aberje de Gestão Cultural, realizado no dia 31 de agosto no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. A abertura contou com a palestra de Cláudia Sousa Leitão, Secretária da Economia Criativa do Ministério da…

O ponto da virada: quando a sustentabilidade gera retorno financeiro

Além de incorporarem a sustentabilidade em suas agendas de gestão, de forma articulada a um investimento de longo prazo e desenvolvimento de mudanças estruturais, algumas marcas passam a enxergar importante retorno financeiro. Este é o momento considerado como o “ponto de virada”, segundo o relatório da Sloan, escola norte-americana de negócios integrada ao Massachusetts Institute…