Em outubro de 2010, a unidade de Chocolates da Nestlé firmou parceria com a TerraCycle, empresa especializada em upcycling – a transformação de resíduos em produtos utilizáveis – para alcançar uma continuação sustentável às embalagens de seus produtos.

Desde o início do programa, foram mais de 130 mil embalagens de chocolates coletadas, transformadas em sacolas, bolsas e estojos. Os produtos são colocados à venda na rede Walmart de supermercados. Além disso, as 400 vagas abertas para os times de coleta foram preenchidas.

Ciclo de transformação proposto pela TerraCycle

 

Outro destino às embalagens pode ocorrer através das Brigadas Nestlé. É possível reverter a coleta de embalagens em doações para instituições sociais. Para montar uma Brigada, é preciso se inscrever no site, designar uma ONG ou instituição e enviar as embalagens coletadas à TerraCycle. Cada embalagem de 0,8 gramas vale R$ 0,02 em recursos para a instituição de escolha.

Além da Nestlé, outras empresas já se uniram à TerraCycle: a Pepsico, pelas marcas de salgadinhos Doritos e Ruffles, a BRFoods, tanto pelas embalagens de congelados da marca Perdigão quanto pela marca Doriana e a KraftFoods, pela marca de sucos instantâneos TANG.

Até hoje, todas as brigadas incluem 173 mil pessoas reciclando e contabilizam mais de 19 milhões de embalagens coletadas, revertidas em cerca de R$ 48 mil em doações, o que revela forte crescimento desde outubro de 2010, quando eram 112 mil pessoas reciclando, 6 milhões de embalagens coletadas e cerca de R$ 13 mil em doações.