A apropriação da tecnologia da Toyota por aqueles interessados em desenvolver projetos que visassem ao benefício da sociedade e da qualidade de vida foi a temática que permeou o projeto Ideas for Good – abordado no Com:Atitude - e lançado em novembro do ano passado. As 25 melhores ideias desta iniciativa serão divulgadas no dia 10 de abril e o público escolherá os cinco vencedores por meio de uma votação online. Os cinco contemplados, anunciados dia 9 de maio, acompanharão ativamente o processo de concretização dos seus projetos.

Ideas for Good da Toyota engajou o público para o melhor uso de suas tecnologias

Com a tecnologia do Sistema de Ventilação Solar da Toyota, por exemplo, uma das ideias enviadas está baseada na geração de um “ar condicionado” para casas e apartamentos a partir da energia solar. Outra proposta, baseada no Sistema de Estacionamento Guiado, é a criação de calçadas para cegos, em que obstruções na rua e placas seriam alertados por ativações sonoras.

Entretanto, para reforçar sua abordagem social, a montadora anunciou outra iniciativa pautada no crowdsourcing, o 100 Cars for Good. A partir da próxima segunda-feira (7), organizações não governamentais poderão se inscrever para o programa, que vai contemplar 100 delas com um carro da marca.

Apesar de parecer uma promoção pontual, a proposta é que  a ONG consiga mostrar como um veículo pode se tornar uma ferramenta facilitadora em seus processos. Neste caso, a Toyota atua como uma ponte para a expansão dos trabalhos sociais destas organizações escolhidas.

O segundo projeto social da Toyota que envolve seus públicos

As inscrições poderão ser feitas até o dia 21 de março e 500 ONGs serão selecionadas por uma comissão “especializada em responsabilidade social” – como descreve o comunicado oficial da Toyota. A partir de então, na página do Facebook da montadora, a cada dia, cinco ONGs serão colocadas para votação e uma será vencedora. A atividade acontece ao longo de 100 dias.

“Nas duas últimas décadas, a Toyota contribuiu com mais de meio bilhão de dólares para programas sociais nos Estados Unidos e, agora, o 100 Cars for Good colocará o público no banco de motorista destes nossos esforços”, afirmou Jim Lentz, presidente da Toyota USA, no lançamento do programa. “Nós queremos engajar a comunidade e os apoiadores de milhares de ONGs, permitindo que suas vozes sejam ouvidas, enquanto doamos 100 carros, com base em seus votos”, concluiu.

Com estas iniciativas, a Toyota se propõe a disponibilizar suas tecnologias em prol das ações que são mais relevantes de acordo com seus públicos. Esta liberdade de escolha oferecida ao público confere maior transparência e senso de união à Toyota que, por sua vez, acredita na força do engajamento e apóia os projetos que seus públicos julgam importante com relação às ações socioambientais.