Por Leticia Born

A busca de informações sobre a responsabilidade social das empresas passa, normalmente, pela leitura dos relatórios anuais. Seja online, de maneira interativa – como o relatório da SAP, abordado aqui no Com:Atitude – ou em arquivo para download, o relatório é o formato mais comum pelo qual as empresas informam suas atitudes acerca dos principais feitos do exercício anterior. Com a tentativa de inovar a comunicação de suas ações socioambientais com vistas à geração de interesse e engajamento do público, a Nike lançou, no início de janeiro, o site Nike Better World. A plataforma é uma vitrine das principais iniciativas socioambientais da marca – que têm o esporte como elemento transversal . O vídeo de abertura do site sugere um objetivo audacioso da empresa com relação às suas ações: “não nos diga o que não podemos fazer”. Seu conteúdo também deixa explícita a principal causa da companhia: fazer do esporte um instrumento de transformação.

O GreenXchange, (explicado com detalhes pelo Com:Atitude), programa de compartilhamento de tecnologias sobre sustentabilidade com foco no processo de produção – parceria da Nike com a Creative Commons –, é explicado sucintamente no site e com título criativo: “o capitalismo no banco de trás”.

O programa GreenXchange é abordado no Better World

A construção de um centro de treinamento de futebol em Soweto, na África do Sul, para mais de 20 mil jovens, realizada durante a Copa do Mundo 2010, também é uma das ações da Nike exibidas no Better World. Além do futebol, a Nike promoveu educação sobre a prevenção da AIDS aos jovens.

Entretanto, uma recente iniciativa da empresa não está presente no site:trata-se da Nike Environmental Design Tool, uma ferramenta interna que utiliza fatores importantes de produção – energia, água, lixo e substâncias tóxicas – como decisivas na criação de um novo modelo de produto. É possível descobrir qual o melhor material que, ao mesmo tempo, responde às expectativas da equipe de design e engenharia, e possui o menor impacto ambiental. A ferramenta foi colocada à disposição do público para que sugestões possam ser feitas.

Reforço das atitudes da Nike
Apesar de não revelar dados específicos sobre cada ação, o Nike Better World chama a atenção por facilitar a busca de informação sobre as ações da Nike, antes espalhadas em diversos links.

Além disso, a irreverência e linguagem informal e direta, típicas da Nike, fazem com que o público já interessado na marca conheça atitudes da companhia até então despercebidas. Por fim, a possibilidade do internauta cadastrar-se para receber atualizações sobre as próximas iniciativas da empresa comprova um dos objetivos da marca: engajar este público interessado para junto de suas causas.