Por Leticia Born

Palco do LG F1 Rocks no Jockey Clube de SP

Comemorar a proximidade do final da Fórmula 1 com uma grande festa é o objetivo do F1 Rocks, festival de música que teve sua primeira edição em 2009 durante o GP de Cingapura. Naquela ocasião, Black Eyed Peas, Beyoncé e No Doubt foram alguns dos nomes que marcaram presença. Neste ano, o evento já passou em setembro por Milão com a banda Stereophonics, durante o GP da Itália. Mas, na sexta-feira passada (5), foi a vez do F1 Rocks em São Paulo, durante a etapa brasileira da corrida. Com o patrocínio da LG, parceira global de tecnologia da Fórmula 1, os shows de Marcelo D2, N*E*R*D e Eminem reuniram 25 mil fãs no Jockey Clube da capital paulista e a marca de eletrônicos reforçou sua presença nas esferas musical e esportiva, em uma espécie de co-branding “duplo”.

O primeiro show da noite, de Marcelo D2, estava programado para começar às 19h. Por conta do forte temporal, o artista subiu ao palco duas horas depois. Sua apresentação durou cerca de meia hora, seguida pelo grupo N*E*R*D, do produtor musical e cantor Pharrell Williams. Por volta das 23h, o show principal começou: pela primeira vez na América Latina, o rapper Eminem fez sua apresentação em meio à chuva forte e não desanimou.

O festival contou com a organização da GEO Eventos, empresa das Organizações Globo e do Grupo RBS lançada em outubro no mercado. Apesar da aparente fragilidade da estrutura do evento por conta da chuva – pelo microfone, os organizadores chegaram a pedir paciência para o público, já que estavam tratando de secar os instrumentos e caixas de som a tempo –, os shows trouxeram divertimento aos presentes, atendendo à meta de posicionar a LG como uma marca atual e inovadora.

“A LG ficou muito animada pelo segundo ano de parceria com o festival e montamos um line-up estrelado”, declarou Andrew Barrett, vice-presidente global de patrocínios da LG Electronics. A parceria também foi vista com bons olhos pelo público. A publicitária Tatiane dos Santos, 23, é fã de Eminem há anos e estava, com a companhia do namorado, Carlos Eduardo Pereira, 24, na extensa fila para a entrada na pista do evento. “Um evento como esse dá mais visibilidade para a LG e eu vou acabar associando esse show com os produtos da marca”, afirmou.

Tatiana e seu namorado aguardam na fila do evento

Para o casal César Siani, designer, e Renata Castro, publicitária, também presente no dia, se o evento tiver uma estrutura ruim e decepcionar o público, a marca seria altamente prejudicada: “se eu não curtir o festival, a marca vai ficar com o ‘filme queimado’. Na decisão de compra de algum produto da empresa, lembrarei da tal experiência negativa e isso influencia o momento”. Apesar da declaração, ambos pareciam satisfeitos com a estrutura e não viam a hora do show começar.

Para o grupo animado de amigos de João Paulo, 17 anos, ter a LG como patrocinadora do evento traz mais segurança na hora de decidir pagar o ingresso e comparecer aos shows. “Ter uma marca como a LG por trás desse festival confirma que será um evento bem organizado, dá mais vontade de vir e investir no ingresso”, declarou. Os amigos usavam faixas com o nome do ídolo e seguravam pôsteres, chamando atenção na entrada do evento.

Amigos fazem cena no F1 Rocks

O vínculo duplo da LG
Além de adquirir direitos de marketing exclusivos como a empresa oficial de produtos eletrônicos, celular e processador de dados da Fórmula 1, a LG também se associa à música com o F1 Rocks. Essa dupla atitude – que envolve esporte e música – é a plataforma em que a visibilidade da LG está apoiada. “Ótimo poder juntar os melhores da música com os melhores das pistas na mesma cidade e no mesmo final de semana”, afirma Barrett.

Além disso, a afinidade entre a LG e a Fórmula 1 é vista como a principal razão do patrocínio ao F1 Rocks: “a Fórmula 1 e a LG compartilham o mesmo DNA, ou seja, somos líderes de mercado e pioneiros em tecnologias de ponta, entregando inovação e excelência com design e estilo, o que também ocorre na corrida”, afirma o diretor de marketing da LG Electronics do Brasil, Eduardo Toni, responsável por tangibilizar tais valores da marca.

Um dos principais atrativos para que marcas ocupem o território da música é o alto poder de criar ligações com o público, dada a sua riqueza em termos sensoriais. Em um festival com diversos shows, tais sensações são potencializadas. A experiência vivida acaba por vincular positivamente as pessoas à marca, já que ela foi a responsável por possibilitar tal momento de lazer e entretenimento. Para a LG, líder global de produtos eletrônicos de consumo com US$ 43,4 bilhões alcançados em vendas globais no ano passado, este vínculo com as pessoas, fortalecido pela música, reforça um dos valores institucionais da marca: a juventude.

Outros valores são o mundo, o futuro e a tecnologia, que estão representados no logotipo da marca que corresponde à tagline Life’s Good: o círculo significa a juventude e visão no futuro.

Valores de marca representados no logotipo

Outros exemplos de atitudes de marca com foco em música e entretenimento podem ser conferidos na reportagem do Com:Atitude “Música: há espaço para todas as marcas?”.